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12 Lições de empreendedorismo essenciais para o seu negócio

 



1. Montar uma reserva de emergência é fundamental

Um levantamento realizado pelo GEM revelou que, em 2020, mais de 10 milhões de empreendedores fecharam as portas do seu negócio. Os motivos que justificaram essa situação não se restringem apenas aos problemas causados pela própria crise do coronavírus.

A maioria dos empreendedores não estava preparada para lidar com os imprevistos. Ou seja, não tinham uma reserva de emergência que ajudasse a manter o negócio operando enquanto o empreendedor pudesse pensar em estratégias para sair dessa situação.

Como consequência, muitos se viram obrigados a encerrar as suas atividades. Em muitos casos, a existência de uma reserva de emergência poderia salvar o empreendimento. Por isso, essa é uma das principais lições de empreendedorismo essenciais para o seu negócio.

Para montá-la você precisa descobrir qual é o montante que precisa para cobrir as despesas do empreendimento por 6 meses. Depois disso, encontre formas de como começar a poupar para montá-la. Uma solução interessante é a antecipação de recebíveis para construir a reserva de emergência da sua empresa.

2. Ter um planejamento financeiro ajuda a sua empresa crescer

Por falta de conhecimento ou até mesmo de tempo, muitos empreendedores ignoram um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do seu negócio: seu planejamento financeiro. Dessa forma, acabam não sabendo exatamente quais são os seus ganhos e gastos nos próximos meses.

Além disso, muitas empresas aplicam seus recursos sem estratégia — gerando prejuízos. Como resultado, fica difícil fazer o negócio crescer. Por isso, a próxima lição de empreendedorismo é saber fazer um planejamento financeiro da sua empresa.

Nesse sentido, você precisa realizar um diagnóstico da saúde financeira da empresa e estabelecer metas e objetivos para o crescimento dela. Não deixe também de fazer projeções dos recebimentos e despesas para poder traçar ações que permitam chegar aonde se deseja.

3. Saber que contratar a pessoa errada pode gerar prejuízos

A contratação de novos colaboradores pode ser um sinal de que a empresa está indo bem. Mas nem sempre o processo seletivo traz bons resultados. É preciso reduzir o risco de atrair profissionais que não se encaixam na cultura da empresa ou que não atendem os requisitos necessários para o cargo.

Em muitos casos, quando não há pessoas mais adequadas ou quando a seleção não é efetiva, empresários podem acabar contratando candidatos pouco alinhados. O objetivo é suprir as necessidades de mão-de-obra, mas isso pode trazer diversos prejuízos para qualquer negócio.

Por exemplo, uma má contratação pode levar à saída precoce do colaborador que chegou recentemente. Com isso, haverá a necessidade de repetir o processo seletivo, o que gerará novos custos para a empresa.

Além dos custos adicionais, ao contratar alguém que não consegue se encaixar na equipe a empresa pode ter sua produtividade reduzida. Para evitar que isso aconteça no seu negócio, é essencial saber como fazer boas escolhas.

Por exemplo, comece traçando o perfil desejado para a vaga em questão. Depois, escolha um processo de recrutamento eficiente. Então realize testes e entrevistas para conhecer mais profundamente o candidato, antes de sua escolha final. E só contrate com a certeza do alinhamento.

4. Entender que é possível encontrar boas oportunidades de negócio

Existem diversos motivos que levam os brasileiros a empreender. Por exemplo, uns empreendem por necessidade enquanto outros para aproveitar as oportunidades. E abrir um negócio por oportunidade pode aumentar as chances de ter ainda mais sucesso.

Isso porque empreender por oportunidade significa desenvolver produtos ou serviços alinhados a uma carência do mercado consumidor. Dessa forma, é possível ter um público interessado naquilo que você tem para oferecer.

Mesmo que você tenha decidido empreender por necessidade, é possível construir o seu negócio com a visão de oportunidades. Afinal, há chances de procurar possibilidades interessantes no mercado e prosperar.

5. Ter inteligência emocional é um fator determinante para o sucesso

Essa é uma das lições mais importantes para os empreendedores. Isso porque os negócios são movidos por pessoas, que são regidas por suas emoções — sejam elas positivas ou negativas. Quem não consegue dominá-las, tende a ficar desesperado e desorientado.

Como resultado, dificilmente será capaz de tomar boas decisões. Essa é uma das principais razões pelas quais um negócio não prospera. Logo, entender as emoções e saber dominá-las pode ser um fator determinante para o sucesso de um empreendedor.

Mas o que fazer para que as emoções não impactem negativamente nos seus negócios? Um dos cuidados centrais é desenvolver a sua inteligência emocional. Com ela, você será capaz de identificar e lidar com os seus sentimentos e entender como eles interferem no trabalho e na empresa.

Também é preciso ser mais empático para conseguir reconhecer e compreender os sentimentos das outras pessoas que estão à sua volta. Por exemplo, clientes e colaboradores. Assim, é possível construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros.

6. Estar presente no ambiente digital se tornou uma necessidade

A presença digital tem se tornado uma condição essencial para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Isso porque a transformação digital e o fácil acesso à internet trouxeram mudanças na rotina das pessoas.

Elas passaram a utilizar o ambiente digital para buscar informações sobre as empresas e trocar experiências antes de fazerem as suas escolhas. Isso fez com que as marcas precisassem se adaptar para acompanhar esse comportamento do consumidor.

Durante a pandemia de 2020 e 2021, as vendas online foram intensificadas. Assim, o fechamento do mercado e o isolamento social, mostrou que para muitos empreendedores a internet era a única opção para continuar vendendo.

A partir da importância que o ambiente digital ganhou, é preciso aprender a empreender na internet e aproveitar oportunidades diferentes. Por isso, essa é mais uma das lições de empreendedorismo essencial para qualquer modelo de negócio.

7. Conhecer os riscos do seu negócio é essencial para se proteger deles

Ao longo de sua jornada você provavelmente encontrará diversos riscos. Se souber quais são eles, será possível se proteger. Por isso, essa é a próxima lição de empreendedorismo. Nesse contexto, o planejamento estratégico pode ser uma boa ferramenta.

Afinal, o estudo de cenários permite olhar para os desafios e oportunidades e os consequentes riscos que podem surgir no futuro. Dessa forma, se torna mais fácil traçar estratégias que permitam reduzir as ameaças conforme a análise de cada cenário.

Entretanto, para fazer uma análise de cenário eficaz é importante considerar alguns aspectos. Por exemplo, você deve identificar quais são os fatores que realmente podem afetar o seu negócio. É o caso de aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos etc.

Também é essencial ponderar sobre o que pode ser feito em relação aos pontos analisados, buscando ser realista. Nesse momento, vale a pena contar com a participação dos seus colaboradores, pois eles podem ampliar sua visão.

Afinal, eles conhecem bem o funcionamento da empresa e os clientes. Além disso, os profissionais podem ser menos emotivos no momento de identificar quais são as fraquezas da empresa. Assim, você aumenta as chances de entender os possíveis empecilhos para lidar com os riscos.

8. Permanecer na zona de conforto não é mais uma opção

Embora a zona de conforto seja tentadora e agradável, ela nunca será promissora. Isso porque o empreendedor que se acomoda diminui a sua capacidade de reagir às mudanças do mercado. Como consequência, corre o risco de perder boa parte da fatia do mercado para os concorrentes.

Nesse cenário, há o perigo até mesmo de precisar fechar as portas do negócio. Portanto, é essencial se afastar da zona de conforto. Para isso, é possível realizar algumas ações. Por exemplo, revise frequentemente seu planejamento estratégico para identificar pontos de melhoria.

Além disso, sempre acompanhe as notícias e novidades do mercado. Dessa forma, você poderá implementar estratégias que são realmente necessárias. Esse é o caminho para evitar a estagnação e alcançar novos patamares de crescimento.

9. Construir uma marca pessoal é tão importante quanto a marca da sua empresa

Muitos empreendedores focam apenas na construção da marca da sua empresa. Ao fazer isso, cometem o erro de deixar de lado sua marca pessoal. Mas vale lembrar que ela pode trazer autoridade e credibilidade em sua área de atuação, ajudando a atrair mais clientes.

Além disso, criar uma imagem positiva perante seus colaboradores é fundamental. Com isso, eles o verão como uma fonte de inspiração e se sentirão mais motivados. Por esse motivo, tenha em mente que construir a sua marca pessoal é tão importante quanto a marca da sua empresa.

Para começar a estabelecer a sua marca pessoal é necessário entender e mostrar quem você é, aquilo pelo que você se interessa e suas experiências. Também vale a pena contar pontos relevantes sobre a sua história, de modo que as pessoas se conectem a você.

10. Escutar seus clientes menos satisfeitos é importante

As reclamações dos clientes insatisfeitos não são apenas um reflexo negativo sobre a sua empresa. Elas também trazem boas oportunidades para melhorar o seu negócio. Afinal, estão repletas de informações úteis que você pode usar a seu favor.

Por exemplo, as reclamações podem destacar problemas no seu produto que precisam ser corrigidos. Também podem apontar deficiências no atendimento. A partir disso, você pode elaborar treinamentos com a equipe de vendas para prestar um serviço de qualidade.

Portanto, conhecer e compreender as reclamações dos clientes é essencial para melhorar o seu negócio. Para identificar quem são os clientes menos satisfeitos você pode aplicar pesquisas de satisfação por meio de e-mails ou aplicativos de mensagem instantânea.

Além disso, é interessante conferir os sites de reclamação e os comentários nas redes sociais. Em especial, porque nesses casos as opiniões estão disponíveis para os outros usuários. Logo, podem influenciar a decisão de potenciais clientes de forma negativa.

Para manejar o problema da melhor forma, procure responder e resolver os problemas o mais rápido possível. Com isso, você terá chances de melhorar a imagem da sua empresa diante do público.

11. Colocar as pessoas em primeiro lugar pode ser o seu melhor diferencial

As empresas estão cada vez mais percebendo que elas devem estar centradas em pessoas para ter resultados expressivos. Mas a pergunta que fica é: quem vem em primeiro lugar? Os clientes ou os funcionários?

A resposta é ambos! Você deve focar em pessoas — sejam clientes ou funcionários. O cliente deve estar em primeiro lugar porque sem eles a empresa fecha. Por isso, o negócio deve desenvolver produtos ou serviços que atendam às necessidades e superem as expectativas do público.

Ao mesmo tempo, os seus funcionários também devem vir em primeiro lugar porque são eles que cativam e transformam outras pessoas em clientes. Assim, uma equipe satisfeita e motivada tende a trabalhar melhor e fazer o negócio funcionar para gerar mais riqueza.

12. Parar de aprender sobre a gestão do seu negócio não é uma opção

A dinâmica do mercado muda em uma velocidade frenética e a tendência é que continue assim. Isso traz uma maior necessidade de flexibilidade por parte das empresas. Afinal, é preciso se adaptar a essas mudanças.

A necessidade de atualização está relacionada a diversas áreas e setores. Por exemplo, a adesão de estratégias para criar formas mais assertivas para a gestão empresarial e o uso de tecnologias que permitem contratar colaboradores alinhados à cultura da empresa.

Existem diversas formas para continuar aprendendo para descobrir como utilizar as inovações para melhorar a gestão do seu negócio. É o caso de cursos online, workshops, palestras, lives nas redes sociais e blogs.

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